Editar
Image and video hosting by TinyPic

Quem é Yuko Miura?



Autor de uma  história de vida marcada por muito trabalho e empenho pessoal, o professor de contabilidade Yuko Miura foi homenageado pela Câmara Municipal de Londrina no dia 14 de março com o Diploma de Reconhecimento Público, consagrando o respeito por ele  alcançado por outros títulos recebidos, desde 1972, de entidades de classe, instituições de ensino e alunos. O vereador Roberto Kanashiro (PSDB), autor da proposta, atendeu a reivindicação do Centro Acadêmico de Administração da Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Câmpus de Londrina - que desde 2003 leva o nome do professor. “Yuko Miura tem dado provas inequívocas e constantes de seriedade, de trabalho, de persistência e de retidão de caráter que o fazem digno de exemplo para nós e para as gerações futuras”, justificou o vereador.

A cerimônia em homenagem ao professor foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Orlando Bonilha (PL), e contou com a presença da professora Carmem Báccaro Sposti, Secretária Municipal de Educação; do professor Pedro Paulo Ayrosa, da PUC – Câmpus Londrina, além de vereadores, familiares e amigos. Muito emocionado, Yuko Miura, 70 anos, lembrou que a idade avançada e o passado de privações nunca o afastaram  da carreira de professor  porque acredita “ na educação bem dirigida como caminho seguro para o desenvolvimento cultural, social, econômico de qualquer país, em diferentes épocas”.


 Dificuldades - Dedicando-se há 33 anos ao ensino superior, Yuko Miura, formou-se em Administração de Empresas pela UEL em 1973, com especialização em Administração Financeira e Organização e Métodos pela FACCAR Rolândia e Mestrado em Administração pela FEA/USP. É também Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del Museo Social Argentino, de Buenos Aires. Casado com a professora universitária Youko Nakayama Miura, é pai de 2 filhos, ambos professores universitários, e avô de 3 netos, todos nascidos em Londrina.

Filho de imigrantes japoneses, Yuko Miura nasceu em 1935 em Cafelândia, São Paulo. A família se transferiu para Bauru e somente em 1948, um ano após a morte do pai, mudou-se para o Estado do Paraná, no município de São Sebastião da Amoreira, para trabalhar na cultura de café; depois, na cultura do algodão em Assaí, quando a família comprou um sítio de 10 alqueires.  “Ali, durante sete anos Yuko Miura trabalhou durante o dia na lavoura e à noite freqüentou aulas na Associação de Jovens Japoneses, onde se aperfeiçoou na língua japonesa e aprendeu o português, língua em que tinha muita dificuldade em vista das tradições japonesas da família”, relatou o vereador Roberto Kanashiro (PSDB), durante a cerimônia.

Empenho - Com 21 anos, em 1950, o jovem Yuko Miura deixou a lavoura  para morar na cidade. Aos 25 anos, em 1960, concluiu o curso ginasial como 1º colocado da classe, e em 1963 formou-se em Contabilidade, também como 1º da turma. Apesar de se dedicar aos estudos, tinha que se desdobrar para se manter e ajudar a mãe e os irmãos menores. Ainda jovem, foi convidado a dar aula de Contabilidade em duas escolas de Assai e tornou-se sócio de um escritório de Contabilidade naquela cidade.

Em 1968, transferiu-se para Londrina, onde abriu uma filial do escritório e ingressou no curso de Administração de Empresas na UEL. Em 1973, com 38 anos, concluiu o curso de Administração e quatro anos mais tarde começou a ministrar aulas na FACCAR de Rolândia.  Em 1978, aos 43 anos, ingressou como docente no Departamento de Administração da UEL.

Dedicou sua vida ao ensino. Na UEL, durante 17 anos foi Professor, Orientador, Chefe de Departamento e Coordenador de Cursos de Especialização.Em 1994 aposentou-se pela UEL, mas mesmo assim continuou trabalhando como professor colaborador e também no ramo de consultoria. Em 1995 assumiu a coordenação do curso de Administração da Unipar em Umuarama, onde permaneceu até 2001, quando retornou a Londrina e recebeu convite da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para lecionar e assumir a Coordenação do Curso de Especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico da mesma universidade, onde empresta seu nome ao Centro Acadêmico.





Proxima
« Anterior
Anterior
Esta é a página mais antiga
Obrigado pelo seu comentário